Fanpage Climbing.com.br



Curso de montanhismo módulo I - climbing.com.br

Curso de montanhismo - módulo I

Depois de quase 20 anos de experiência na prática de montanhismo e observando o crescente número de praticantes e, com eles, um aumento dos problemas nas montanhas: pessoas perdidas, degradação do ambiente e até acidentes, sendo alguns fatais, achei mais do que adequado montar este curso para tentar formar novos montanhistas com uma bagagem de conhecimento que, normalmente, levariam alguns anos para se adquirir na base da "tentativa e erro".

Sendo assim, neste curso, dividido em módulos, ensino o que acho necessário para que o novo montanhista possa praticar a atividade de forma segura, consciente e minimizando tanto os riscos para ele quanto para o ambiente de montanha.

Além disso, os diferentes módulos não são uma divisão de tópicos isolados, já que não vejo como isolá-los, mas um aprofundamento em todos eles. Acho que para um curso de montanhismo mais vale a pena ir complicando os módulos do que fazer uma divisão matemática dos temas relacionados. Assim, todos os tópicos abordados (navegação, identificação de trilhas, alimentação, equipamentos etc.) fazem parte de todos os módulos, só piorando a situação.

Este Módulo I do Curso de Montanhismo é a porta de entrada para quem quer ganhar experiência de uma maneira segura, rápida e assim investir em uma capacitação para ter total independência nessa atividade cada vez mais difundida.

E, antes de se inscrever em algum curso de montanhismo, onde a segurança é fundamental, saiba mais sobre quem é o professor e seu currículo. Saiba mais no link Sobre o Professor.

Inscrições abertas pela página de contato.


Os parceiros bastões de caminhada.

O Módulo I do Curso de Montanhismo tem duração de 2 dias, podendo ser realizado durante a semana ou aos finais de semana:

Dia 1
Durante o primeiro dia temos uma aula teórico/prática onde são apresentados os diversos materiais utilizados na prática de montanhismo, sempre evidênciando os prós e contras de cada um, desde o vestuário básico até os equipamentos auxiliares como bastões de caminhada, headlamp, GPS etc.
É nessa aula que também são abordados os principais tipos de alimentos para trilhas de 1 dia de duração, os procedimentos de segurança como o que carregar na mochila, onde buscar informações sobre trilhas, o que verificar antes de sair de casa etc. e sobre ética no montanhismo (leitura recomendada: Declaração do Tirol).

Dia 2
O segundo dia é quando os conhecimentos adquiridos em aula são colocados em prática, em uma trilha de montanha com duração de 1 dia de caminhada (subida e descida no mesmo dia, sem pernoite na montanha).
Durante esse dia estarei com vocês o tempo inteiro, mas não como um simples guia: estaremos como parceiros onde as decisões serão tomadas em conjunto, sempre evidenciando o porquê de cada decisão e quais as consequências de cada possível escolha.


Trecho durante subida.

Com este curso você terá o conhecimento básico necessário para realizar trilhas de montanha com 1 dia de duração (sem pernoite) com total independência.

E mesmo que você ainda prefira contratar um guia para subir alguma montanha, com essa aula você terá muito mais segurança e confiança já que saberá que não estará dependendo exclusivamente das ações de outra pessoa, o que é um grande avanço e o primeiro passo para uma prática totalmente independente.

Veja neste link uma tabela comparativa dos três módulos do Curso de Montanhismo.

As turmas são limitadas com mínimo 2 e máximo 6 alunos de modo a garantir uma relação totalmente personalizada com cada participante.


Vista do cume para a Represa Jaguari.

Pré-requisitos:
Condição física condizente para caminhada em montanha (com subidas) com algumas horas de duração (caso tenha algum problema de saúde consulte primeiro seu médico de confiança).
Vestuário/equipamento recomendado: calça, bota, camiseta (preferencia manga longa), bandana, chapéu ou boné, mochila, recipiente para água, protetor solar, lanterna, agasalho para frio, documentos.
Qualquer dúvida entre em contato!

Locais:
Aula "teórica" em Bragança Paulista.
Aula prática na Serra do Lopo (Extrema) - e não, não subiremos de carro pelo caminho "turístico", pela Pedra das Flores. ;-)
Para quem preferir, é possível pernoitar no local da aula teórica, em Bragança Paulista ou indicamos locais para hospedagem na região.
Possível a realização em outros locais, qualquer coisa entre em contato.


Crista rochosa próxima ao cume.

Próximas datas
Turma dias 24 e 25 de agosto - pré-inscrições abertas!
Turma dias 14 e 15 de setembro - pré-inscrições abertas!
Se tiver um grupo de 2 a 6 amigos entre em contato que abro uma turma VIP para vocês.

Investimento:
R$ 450,00 po alunos via boleto/depósito/transferência bancária (turmas de 2 a 6 alunos)
Hospedagem estilo abrigo de montanha no local do curso (incluso jantar e café da manhã): R$ 50,00 por aluno.
Para aula VIP totalmente particular entre em contato.

Não está incluso alimentação e deslocamento até a sala de aula e local da aula prática, sendo organizada entre o professor e alunos no decorrer do curso.


Final (ou início) da trilha com cume ao fundo.

E, antes de se inscrever em algum curso de montanhismo, onde a segurança é fundamental, saiba mais sobre quem é o professor e seu currículo. Saiba mais no link Sobre o Professor.


Clique na imagem para informações sobre meu livro Os quase 35 pontos mais altos do Brasil

Inscrições abertas pela página de contato e veja também meu Curso de Escalada.

DICA: Sempre avise alguém onde vai e quando volta!

Não seja "guiado", seja independente!
Inclusive, leia este texto: Se você sonha escalar uma montanha não busque atalhos, evolua!.



Copyright 2011/2019 - Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.