Fanpage Climbing.com.br



Como calcular área no GPS percorrendo perímetro e como converter caminho em polígono - Google Earth e Trackmaker - climbing.com.br

Como calcular área no GPS percorrendo perímetro e como converter caminho em polígono - Google Earth e Trackmaker

Um dos grandes usos dado aos aparelhos GPS é a medição de áreas. Seja um terreno urbano, um parque, uma área rural, você pode, percorrendo o seu perímetro, calcular a área tanto no próprio aparelho GPS (nos modelos que oferecem essa função) quanto salvando o trajeto (track/caminho) percorrido no GPS e, posteriormente, calcular usando o seu computador.

Se você ainda tem dúvidas veja meu texto onde respondo a pergunta Qual GPS comprar para simples marcação de pontos e cálculo de áreas?

O primeiro vídeo abaixo fala sobre as definições dos termos GPS (waypoint, track, rota) e os dois seguintes ensinam como efetuar cálculos de área (um no GPS e outro no computador).

Todos eles são aulas resumidas do Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros.

No curso completo, além dessas funções serem abordadas mais profundamente, apresento mais de 5 horas de vídeo aulas ensinando como usar seu aparelho GPS e, principalmente, como baixar seus dados para o computador, como realizar o tratamento de dados usando o Trackmaker, como analisar resultados no Google Earth e, também, como planejar roteiros no PC usando softwares que criam arquivos que podem ser enviados para o GPS para navegação. É um curso bem completo para todos os usos, desde o uso para lazer/esportivo quanto para uso profissional (sem esquecer o uso urbano, onde você aprenderá também como colocar mapas roteáveis detalhados e alertas de radar, polícia etc. no seu GPS usando os arquivos Tracksource, OpenStreetMap e software Basecamp/Mapinstall).

Acesse a página do curso para saber todos os tópicos abordados

Neste primeiro vídeo, para introdução, falo sobre os principais termos do mundo GPS: waypoint, track e rotas, mostrando o que são e quais suas diferenças.

Neste segundo vídeo ensino como calcular a área diretamente no GPS, usando os modelos etrex 30 e map60csx (o modo de calcular com outros modelos GPS Garmin é bem similar - quando oferecem essa função), podendo ainda, ao final, converter a unidade do resultado e salvar o trajeto percorrido.

Neste terceiro vídeo mostro como efetuar o cálculo de área, no seu computador, a partir de um trajeto (track/caminho) percorrido e salvo no GPS, sem a necessidade do uso de softwares pagos. Inclusive, ensinando uma das maiores dúvidas e maiores macetes para quem faz medições com GPS: como converter caminhos em polígonos do Google Earth, usando o GPS Trackmaker, para posterior cálculo de área de volta ao Google Earth.

Se gostou desses resumos acesse também o Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros e se inscreva no curso completo. Te garanto que não vai se arrepender e você vai aprender muito mais do que você já imaginou ser possível com um simples aparelho GPS da Garmin!


Copyright 2011/2021 - Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.