Qual GPS comprar para uso em caminhada, trekking, montanhismo, ciclismo, escalada etc.? - atualizado em julho 2024 - climbing.com.br

Qual GPS comprar para uso em caminhada, trekking, montanhismo, ciclismo, escalada etc.? - atualizado em julho 2024

Há muito tempo tenho site pessoal, desde antes do surgimento dos "blogs" e "redes sociais", onde postava informações e arquivos GPS de trilhas e quase toda semana recebo mensagens perguntando: "Que modelo de GPS devo comprar para uso em trilhas (trekking, montanhismo, escalada etc.)?". Então resolvi escrever este texto explicando, postado originalmente lá no meu site pessoal e agora copiada para cá. E se você quer realmente aproveitar todo o potencial do seu aparelho, não importa o modelo, veja este meu Curso de GPS).

Veja também estes links: Qual GPS comprar para simples marcação de pontos e cálculo de áreas? e Como cálcular área no GPS?

Em primeiro lugar, além das caminhadas e trilhas em montanha, também vou levar em consideração nas outras atividades que pratico, como mountain-bike e canoagem. E sejam atividades de apenas um dia ou mais, temos que levar em consideração:
- equipamento compacto (pequeno e leve);
- boa duração de bateria (e bateria substituível);
- boa recepção de sinal dos satélites (para uso em trilhas mais fechadas em mata);
- boa capacidade para mapas (hoje em dia existem mapas que já possuem trilhas neles);
- boa capacidade de armazenamento de waypoints/tracks (pontos/trilhas);
- bússola e altímetro barométrico independentes do sinal GPS (um opcional que ajuda em alguns casos);
- à prova d´água, poeira, resistente;
- fácil e prático de usar.

A Garmin, principal marca que eu recomendo, tem MUITOS modelos de GPS, veja neste link da Amazon os GPS Garmin disponíveis no mercado atualmente.

O meu primeiro modelo de GPS, comprado em uma viagem pra Ciudad del Este (Paraguai), em 2001, foi um antigo Garmin eTrex Vista. Na época era até um exagero comprar um GPS que aceitasse mapas (os mapas do Brasil eram MUITO precários) mas, hoje em dia, não recomendo ninguém a comprar um GPS que não aceite mapas. Usei esse GPS por um bom tempo até que ele literalmente começou a desmontar de tanto uso (mas durou uns bons anos).

Depois dele peguei um map60csx, um modelo com características "funcionais" semelhantes, mas com tela maior, colorida, melhor recepção dos satélites (a Garmin tinha lançado essa nova linha de GPS com um sensor melhor), memória expansível para mapas (o que já passava a valer a pena por causa de mapas do Tracksource ou OpenStreetMap que ensino como baixar e instalar no meu curso) e uma configuração que achei muito interessante: poder salvar os tracks a medida que os dias se passavam, em formato gpx, no cartão de memória, o que acabava com a limitação de memória do número de pontos em um track a serem armazenados no aparelho (o que significa poder fazer uma viagem de 1 ano e ter armazenado no aparelho todos os caminhos percorridos, por exemplo).

O Garmin map60csx eu uso até hoje, mas agora só no carro (com o tempo e muito uso a carcaça dele começou a abrir e, para não arriscar pegar uma chuva e ele "morrer" de vez, o aposentei das trilhas e agora ele é meu guia no painel do carro (onde não chove) :-)

E agora chegamos à recomendação final da postagem. Depois de contar esse meu histórico chegamos ao GPS que uso atualmente (há alguns anos), o eTrex 30, que veio em uma série nova (etrex 10, 20 e 30) para substituir os etrex antigos (hoje os mais modernos são os etrex 32x, etrex 22x etc.).

Essa linha de GPS, além de muitas funções úteis para quem faz caminhada, veio com mudança de sistema operacional, o que foi estranho para mim que estava acostumado com o sistema anterior mas, hoje em dia, vejo que é muito prático e funcional. Ele tem uma excelente recepção (inclusive pega sinal tanto dos satélites americanos GPS quanto dos russos Glonass), é pequeno, mais leve que o map60csx (mas tem todas as funções do outro modelo e ainda outras mais), a bateria dura bastante, em média dois dias longos de caminhada (umas 20 horas de uso) e usa 2 baterias AA - eu uso pilhas recarregáveis AA mas você pode usar qualquer pilha AA, o que é bom no caso de fazer alguma viagem muito longa e sem acesso a carregadores, aceita mapas tanto na memória interna quanto em cartão de memória e realmente nunca me deixou na mão (mas é importante saber usar e nunca esquecer de levar baterias extra - esta é uma dica fundamental!).


Tela do computador de viagem do eTrex 30 depois de abrir a trilha para o Pico da Gomeira, em 2014.

Lembro inclusive, uma vez, em Nova Friburgo, quando subia o Pico Médio e acabaram minhas baterias. Sem muitas opções fiz uma adaptação com papel alumínio e consegui ligar duas pilhas AAA que peguei com um parceiro de caminhadas. As baterias não duraram muito, mas foi o suficiente para eu conseguir mapear a trilha da montanha (isso é quase um vicio para mim, gosto muito de mapear os caminhos que faço a pé, de bike, para escalar, de carro e depois poder vê-los sobre um mapa, uma carta topográfica ou até sobre o Google Earth). Esse tipo de uso, mais avançado, é o que eu ensino no meu curso de GPS, totalmente no formato online, assim você pode acessar (e aprender) de onde estiver, dê uma olhada no que é abordado que montei explicando o que eu realmente uso na prática.

Mas voltando ao tema, concluindo a postagem, hoje, em julho de 2014 (o primeiro texto sobre isso tinha sido escrito em 15 de fevereiro de 2017), se eu fosse comprar um novo GPS, sem dúvida, seria um eTrex 32x. Agora qual a diferença do eTrex 30 (que eu uso) para o eTrex 32x? Basicamente uma tela com maior resolução e mais memória. Operacionalmente é igual. Caso não ache necessário que o aparelho tenha bússola e altímetro barométricos independentes, que podem ser úteis para navegação em algumas situações, um modelo que tem praticamente as mesmas características é o eTrex 22x.


Tela do eTrex 30 mostrando perfil de altitude depois da travessia da Serra Fina em 1 dia, em 2015.

Então, fechando a conversa, se você quer um GPS Garmin (nem cogito em outra marca ou app para celular) ótimo para caminhada, montanhismo, escalada e até para uso na bike (por eu não ter um específico eu uso o meu também na bike), pode ir sem medo no eTrex 32x ou no eTrex 22x. Além disso, são modelos com um ótimo custo quando comparado a outros modelos, da mesma marca, com as mesmas funções.

Onde você encontra o eTrex 32x e eTrex 22x (ou outros modelos) com bom preço e garantia (links de parceiros, use para me ajudar):
- eTrex 32x no ePortateis - parceiro Magazine Luiza
- eTrex 32x na Amazon
- eTrex 22x no ePortateis - parceiro Magazine Luiza
- eTrex 22x na Amazon

E se quiser aprender a explorar realmente o potencial que um aparelho GPS te proporciona, dê uma olhada no meu Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros. Garanto que ensino mais coisa do que você imaginava ser possível com um simples aparelho GPS em mãos e um computador ;-)

Espero que essa dica seja útil e não esqueça de compartilhar com seus amigos e, se for comprar em alguma das lojas que menciono, use meus links que isso me ajuda bastante.

Veja este link da Amazon com os GPS Garmin disponíveis no mercado atualmente.


Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros

Texto publicado por Tacio Philip originalmente em 2017 e atualizado em julho/2024.

Copyright 2011/2024 - Tacio Philip
Proibida a cópia total ou parcial de qualquer material deste site (fotografias, ilustrações, textos, vídeos etc.) sem a autorização por escrito do autor e citação da fonte.